Aprenda a Jogar Xadrez

Voltar à página principal   

Aprenda a jogar com as regras básicas do Xadrez

  • O tabuleiro de xadrez

Como é que as peças se movem?
  

  • Rei : O rei move-se em todas as direcções apenas uma casa.

  • Rainha : A rainha move-se em todas as direcções, sem limite.

  • Torre : A torre move-se nas linhas e colunas, sem limite.

  • Bispo : O bispo move-se nas diagonais, o limite é a cor das casas, cada bispo numa casa de cor diferente.

  • Cavalo : O cavalo move-se em L, duas casa para a frente e uma para o lado, é a única peça que pode
          passar por cima das outras.

  • Peão : O peão na primeira jogada pode avançar uma ou duas casas, depois só pode avançar uma casa de
           cada vez. Esta é a única peça que não pode andar para trás.


 

Regras básicas do xadrez:
  • Capturar : Para capturar peças ao adversário move-se a peça para a casa da peça a tomar, retirando a peça do adversário do tabuleiro, no caso dos peões, movem-se para a frente, mas para capturar, capturam apenas na diagonal.

  • Cheque : Quando se ataca o rei diz-se cheque porque é a peça fundamental do xadrez.

  • Cheque mate  : Quando se ataca o rei de forma a não ter fuga acaba o jogo e o vencedor diz cheque mate.

 

Regras especiais do xadrez:

  • Roque : O roque é um movimento de defesa do rei em que o rei move-se duas casas para o lado e a torre passa por cima do rei ficando ao seu lado. Existe o roque grande e o roque pequeno.
  • Condições necessárias:
    O rei não pode estar em cheque nem passar por uma casa em cheque.
    O rei não pode ter sido movido.
    A torre que faz o roque não pode ter sido movida.
    Não pode haver peças entre o rei e a torre.

  • Tomar na passagem: Esta regra só se aplica quando um peão avançou duas casas e passou por uma casa defendida por um peão adversário, neste caso apenas na jogada seguinte pode o peão adversário tomar o peão como se este tivesse avançado apenas uma casa.

  • Promover : Quando um peão chega à última casa é promovido para outra peça à escolha excepto o rei, normalmente é escolhida a rainha visto que é a peça mais forte.  

 

Resultados possíveis :  
  • Existe a possibilidade de ganhar um jogo?
    Dar cheque mate ao adversário.
    Acabar o tempo ao adversário e ter peças suficientes para dar cheque mate.
    O adversário desistir.

  • Posso empatar ?
    Caso não exista movimentos possíveis para jogar e não esteja em cheque.
    Se ficar sem tempo e o adversário não tiver peças suficientes para dar cheque mate. Acabar o tempo ao
    adversário e eu não tiver peças suficientes para dar cheque mate.
    Se ambos acordarem o empate.
    Se houver três posições repetidas é declarado o empate.
    Se houver cinquenta jogadas seguidas sem o movimento de um peão e sem capturas.